imagem: stocktonteachers org
Vamos falar e refletir um pouco
sobre o artigo A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e os impasses frente à capacitação dos profissionais da educação básica: um estudode caso das autoras: Roberta Kafrouni e Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan.
Este artigo é resultado de um
pesquisa realizada em escolas públicas da cidade de Curitiba, cujo objetivo foi
compreender as principais necessidades dos profissionais da educação básica em
relação à inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de
ensino, prevista na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Os resultados desta pesquisa
indicaram que a maior parte das escolas investigadas, não têm um projeto de
inclusão, o que acarreta dificuldades na atuação de seus profissionais e
consequentemente impõe barreiras na aprendizagem dos alunos com necessidades
especiais, dificuldades estas como rigidez curricular, metodológica e
avaliativa, bem como falta de esclarecimento sobre as necessidades educativas
especiais.
Constatou-se que a concepção de
aluno vigente na escola tende à homogeneização, ou seja, estabelecer um modelo
de aluno padrão, o que é incompatível com a inclusão. Assim, ainda é creditada
ao aluno com necessidades especiais a responsabilidade por seu aprendizado nas
classes regulares de ensino. Pôde-se concluir que a implementação da inclusão
requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para esta nova
realidade.
Nestas circunstâncias
constatou-se a necessidade de o Estado comprometer-se com a inclusão, pois cabe
ao poder público oferecer as condições que permitam a instrumentalização das
escolas e a formação adequada e mínima dos profissionais da educação.
Por Gabriela Almeida Godoi
Referências:
Kafrouni, R. & Pan, M. (1999). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e os impasses frente à capacitação dos profissionais da Educação Básica: um estudo de caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário