quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Necessidades especiais e capacitação de professores



imagem: stocktonteachers org

Vamos falar e refletir um pouco sobre o artigo A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e os impasses frente à capacitação dos profissionais da educação básica: um estudode caso das autoras: Roberta Kafrouni e Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan.

Este artigo é resultado de um pesquisa realizada em escolas públicas da cidade de Curitiba, cujo objetivo foi compreender as principais necessidades dos profissionais da educação básica em relação à inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino, prevista na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Os resultados desta pesquisa indicaram que a maior parte das escolas investigadas, não têm um projeto de inclusão, o que acarreta dificuldades na atuação de seus profissionais e consequentemente impõe barreiras na aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, dificuldades estas como rigidez curricular, metodológica e avaliativa, bem como falta de esclarecimento sobre as necessidades educativas especiais.

Constatou-se que a concepção de aluno vigente na escola tende à homogeneização, ou seja, estabelecer um modelo de aluno padrão, o que é incompatível com a inclusão. Assim, ainda é creditada ao aluno com necessidades especiais a responsabilidade por seu aprendizado nas classes regulares de ensino. Pôde-se concluir que a implementação da inclusão requer o preparo das escolas e dos profissionais da educação para esta nova realidade.

Nestas circunstâncias constatou-se a necessidade de o Estado comprometer-se com a inclusão, pois cabe ao poder público oferecer as condições que permitam a instrumentalização das escolas e a formação adequada e mínima dos profissionais da educação.

Por Gabriela Almeida Godoi

Referências:

Kafrouni, R. & Pan, M. (1999). A inclusão de alunos  com necessidades educativas especiais e os impasses frente à capacitação dos profissionais da Educação Básica: um estudo de caso. 

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