quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Grupos e Inclusão Escolar





Grupos e inclusão escolar: Sobre laços, amarras e nós, de Solange Aparecida Emílio, é um livro interessante e extremamente importante para se pensar na prática pedagógica com relação à inclusão. Este livro foi uma tese acadêmica, defendida no Instituto de Psicologia de Universidade de São Paulo no final de 2004.


A autora, ao revelar o “cotidiano escolar pelo avesso, sobre laços, amarras e nós”, estimula o leitor a rever pensamentos e atitudes que estão relacionados ao processo inclusão/exclusão, trazendo para a  escola e seus componentes um momento de análise para esta revisão.


É necessário discutir continuamente o papel da Educação em um mundo tão excludente como este. Tudo muda rapidamente. A inclusão não pode ser apenas um modismo, não pode ser descartada quando se aparecer um novo rótulo. É isto o que Solange faz neste livro, tratando de questões de forte significado social: como proceder às mudanças estruturais necessárias para que a inclusão não seja apenas um desejo, mas uma prática efetiva de transformações.


O livro apresenta-se de forma política e poética, pois sensibiliza o leitor e “o faz acompanhar a autora por caminhos que possibilitam  reconhecimento de amarras, laços e nós, ordenados ao longo da vida.


Este livro pretende fazer com que o leitor possa questionar os modelos estabelecidos e ir além da questão legal em relação à inclusão escolar. Para isso, terá de se deparar com o que é feio, o que é oposto, o que não dá certo, o que se encontra silenciado nos textos e o que está sempre inacabado. Isso é fundamental para pensar e viabilizar a inclusão, que não está pronta nem se encerra em si mesma, mas faz parte do processo e se encontra viva, pulsando e em transformação.


As hipóteses apresentadas sobre educação e inclusão possibilitam a abordagem de questões sobre a diferença, pois, ao retomar historicamente o caminho da política educacional no Brasil e no mundo, a autora pontua  práticas excludentes, com diferentes intensidades, que sempre estiveram presentes no ambiente educacional e no mundo que os rodeia.


Este trabalho deve tornar-se material pedagógico, instrumento para a preparação de professores, coordenadores pedagógicos, diretores, psicólogos educacionais, pais e filhos, para formar cada vez mais pessoas cada vez mais humanas, obtendo assim  como diz a autora, um mundo melhor.


Por Renata Souza


Referências:

EMÍLIO, S. A. Grupos e inclusão escolar: sobre laços, amarras e nós. São Paulo: Paulus, 2008. 192 p.

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